QUARTA, 17/02/2021, 11:08

Arcebispo de Londrina defende Campanha da Fraternidade em favor de grupos minoritários

Dom Geremias alerta que o tema deste ano é um convite ao diálogo, o oposto do que prega um movimento de Londrina que chamou a igreja de comunista e acusa a campanha de defender o aborto.

A Campanha da Fraternidade deste ano foi lançada sob forte ataque de grupos ideológicos contrários ao tema em defesa de minorias como luta contra o feminicídio, a LGBTQIfobia, e contra o racismo.

A partir da quarta-feira de cinzas, durante a quaresma, as igrejas cristãs de todo Brasil se preparam para debater e refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2021, que tem como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. Mesmo antes da campanha iniciar, o mote tem sido alvo de ataques. Em Londrina, um outdoor colocado na Avenida JK com Rua Alagoas acusa a campanha de incentivar o aborto e de defender bandeiras comunistas.  

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira no lançamento da campanha, o arcebispo Dom Geremias Steinmetz defendeu o tema e refutou que a mensagem do grupo contrário a campanha da fraternidade.

O ataque feito pelo movimento pregou a não a doação de dinheiro para Campanha da Fraternidade de 2021. O arcebispo informa que o valor arrecadado é revertido para ações sociais de todo o Brasil e lamentou a interpretação feita pelo fiéis contrários ao tema.

A Campanha da Fraternidade é organizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da Quaresma  e neste ano é realizada de forma ecumênica, em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). Na cidade tem a participação do Movimento Ecumênico de Londrina (MEL). 

O pastor Telmo Emerich, da Igreja Luterana, alerta que o tema é justamente para quebrar muros e aumentar o diálogo, justamente para superar as polarizações que cresceram nos últimos anos.

A reverenda Lúcia Dal Pont, da Igreja Anglicana, admite que a tarefa da campanha de abrir a reflexão para o diálogo não será fácil por conta dos grupos mais conservadores e resistentes as mudanças da sociedade.

Em Londrina, a celebração ecumênica de abertura da Campanha da Fraternidade será no sábado dia 20 de fevereiro, às 17h na Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, Rua Ibirá 99, Pq. Alvorada.  O lema da campanha é baseado no livro de efésios,  “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.  

 

Por Guilherme Marconi

Comentários