Associação de bares e restaurantes orienta cuidados contra bebidas adulteradas
Até o momento, não há registro de casos associados a estabelecimentos ligados à Abrasel no Norte do Paraná
A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) manifesta profunda preocupação com o quadro de casos de intoxicação por metanol.
O diretor executivo da Abrasel Norte do Paraná, Eduardo Flore, informou que a entidade está realizando uma série de treinamentos online, gratuitos e com certificado, com orientações práticas para empreendedores serem hábeis a identificar bebidas falsificadas de produtos autênticos.
Os participantes recebem orientações detalhadas sobre como identificar sinais de falsificação em garrafas, tampas, rótulos e líquidos.
A falsificação e adulteração de bebidas são crimes graves contra o consumidor, que colocam em risco a saúde da população e geram prejuízos diretos aos estabelecimentos sérios e comprometidos com a legalidade. Estes estabelecimentos também são vítimas dos criminosos.
Até o momento, não há registro de outros casos associados a bares ou restaurantes ligados à Abrasel no Norte do Paraná, apenas um único caso isolado na cidade de São Paulo.
A Abrasel lamenta que, mesmo sendo um problema antigo e conhecido no Brasil, a atuação preventiva das autoridades ainda seja insuficiente. A entidade reforça que ações de fiscalização em fábricas ilegais e distribuidoras sem a comprovação de notas fiscais das bebidas são fundamentais para conter esse tipo de crime.
Além de alertar os estabelecimentos sobre os sinais de adulteração — como preços muito baixos, lacres tortos, erros de impressão e odor semelhante a solventes — a Abrasel recomenda que garrafas vazias sejam quebradas antes do descarte, impedindo que sejam reaproveitadas por falsificadores para enganar consumidores com produtos adulterados.