TERCA, 07/10/2025, 10:14

HU da UEL registra 3 mil doações de córneas e é reconhecido como referência

O HU ainda conquistou o 1º lugar em três categorias avaliadas pela Organização de Procura de Órgãos da Macrorregional Norte

O Hospital Universitário da UEL encerrou o mês de setembro com duas conquistas. A instituição de saúde atingiu a marca de 3 mil doações de córneas. Além disso, por meio da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), foi reconhecido pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Macrorregional Norte como referência no processo de doação.

De acordo com a superintendente do HU, Iara Secco, a marca de 3000 doações de córnea é uma conquista significativa para o Banco de Olhos Regional de Londrina, ainda mais atingindo o número durante a campanha nacional Setembro Verde, que é voltada à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos com o objetivo de incentivar o ato e contribuir para redução de espera por transplantes.

Ainda no último mês, o HU conquistou o 1º lugar, em três categorias avaliadas
pela Organização de Procura de Órgãos da Macrorregional Norte, sendo o “Hospital Notificador de Morte Encefálica no Estado do Paraná”, “Hospital com mais Doações de Órgãos e Tecidos em Doadores em Morte Encefálica da Macrorregional Norte”, e “Ausência de Escapes de Possíveis Doadores de Tecidos Oculares”.

O Banco de Olhos, com 14 anos de atuação, é o único público no Estado integrado ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT), e vem se consolidando como uma referência nacional. Abrange toda a Macrorregião Norte do Paraná, composta por cinco Regionais de Saúde: 16ª, Apucarana; 17ª, Londrina; 18ª, Cornélio Procópio; 19ª, Jacarezinho e 22ª Ivaiporã.

Cerca de 1.800 pessoas aguardam uma córnea no Paraná, e mais de 32 mil no Brasil.

Por Silvia Vilarinho

Comentários