Hospital Universitário reafirma que não há casos confirmados de metanol em Londrina
Instituição reforça a importância de procurar atendimento imediato após o consumo de bebidas suspeitas
O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) emitiu uma nota para reafirmar que, até o momento, não há nenhum caso confirmado de intoxicação por metanol em Londrina ou na região. O comunicado ocorre em meio a preocupações sobre possíveis bebidas alcoólicas adulteradas, que têm causado surtos pelo país.
De acordo com a instituição, o HU tem recebido contatos de unidades de saúde pedindo orientações sobre o manejo clínico de possíveis intoxicações. A equipe do hospital tem colaborado com a rede de atenção à saúde, prestando esclarecimentos técnicos e orientando o encaminhamento adequado dos pacientes suspeitos.
O hospital reforça o alerta emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, no último dia 3 de outubro, que orienta a população a procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou outro serviço de urgência caso apresente sintomas após o consumo de bebidas de procedência duvidosa.
Entre os sinais de intoxicação por metanol estão náuseas, vômitos, dor abdominal, tontura, confusão mental e alteração visual, podendo evoluir rapidamente para quadro grave de insuficiência respiratória e até morte.
Até o momento, o Brasil já possui 17 casos confirmados, além de 217 notificações. No Paraná, são seis casos suspeitos, com dois confirmados, em Curitiba.