SEGUNDA, 31/08/2020, 06:20

Aumentam em 4% as exportações paranaenses em julho

A principal atividade de comércio exterior do estado é a venda de alimentos para a China.

A Secretaria de Comércio Exterior - Secex, do Ministério da Economia divulgou os dados de comercialização do País, referentes a julho, somente na última semana. O Paraná exportou US$ 1,48 bilhão e importou US$ 962,3 milhões.

Esses valores representam um crescimento de 4% nas exportações de julho no estado.

A principal atividade de comércio exterior do estado é a venda de alimentos para a China. O produto mais vendido este ano foi a soja, mas a carne também teve participação.

De acordo com Reinaldo Tockus, gerente executivo de Relações Institucionais e Assuntos Internacionais da Federação das Indústrias do Paraná – Fiep, o grão representa um terço de tudo que o estado comercializou fora do país em 2020. A soja também representa 81% de todas as exportações do estado para a China. O segundo maior parceiro é os Estados Unidos.

Já o resultado acumulado desde janeiro é de pequena queda de 0,2% nas vendas externas do estado em relação a igual período de 2019. Os indicadores são melhores que os nacionais. O país registra queda de 6,7% nas exportações, de janeiro a julho, frente a igual intervalo de 2019.

Mesmo diante da forte crise que estamos atravessando as exportações do estado têm se mantido estáveis no ano.

As importações de produtos sofreram mais com as consequências da crise gerada pela pandemia do novo Coronavírus.

Comentários