QUINTA, 16/07/2020, 18:54

Baixa temperatura pode ser a causa de a região sul do país apresentar maior número de casos fatais de Coronavírus nas últimas semanas

Para diretora de vigilância em saúde do Paraná, o estado ainda não passou pela pior fase da doença. A curva ascendente ainda deve se manter até meados de agosto.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Sul do País apresentou o maior volume de casos de Coronavírus nas últimas semanas e destaca o número de casos fatais.

Os dados do Ministério da Saúde apontam que o Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tiveram 38% de aumento nas mortes e 8% no volume de casos por duas semanas consecutivas.

De acordo com a diretora de vigilância em saúde da Secretaria de Saúde do Paraná, Maria Goretti David Lopes, esse volume significativo de casos e de mortes nesses estados é resultados da queda de temperaturas que não só agravam a doença, mas traz outros problemas de saúde.

Ainda de acordo com a diretora de vigilância em saúde do Paraná, o estado é o segundo do País que mais faz testes de Coronavírus, perde somente para São Paulo, e por isso se destaca no número de casos, mas consegue prevenir e se preparar melhor em ações de combate à transmissão.

Maria Goretti, ressalta que o estado ainda não passou pela maior ascendência de casos e que o aumento significativo deve permanecer até meados de agosto.

Hoje a região que mais preocupa o estado é a leste. Para a diretora de vigilância em saúde, Londrina teve muitos casos de mortes e notificações por ser uma das cidades que tiveram os primeiros casos confirmados, a expectativa é que com a ajuda da população em reduzir a circulação e aumentar o isolamento social, a cidade não tenha mais uma ascendência significativa de casos.

Até o fim da tarde desta quinta-feira o Paraná somava 48.863 casos e 1.227 mortes pela doença, Santa Catarina 47.976 casos e 569 mortes e o Rio Grande do Sul 42.239 casos e 1.101 mortes.

Comentários