QUINTA, 16/06/2022, 14:26

Baixas temperaturas, fumacê e mutirões de limpeza afastam possibilidade de epidemia de dengue em Londrina

Secretário de Saúde garante que nenhuma região da cidade apresenta, atualmente, índices preocupantes de infestação do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu afastar da cidade, nas últimas semanas, o perigo de uma epidemia de dengue. Com 1.017 casos confirmados e duas mortes pela doença desde agosto do ano passado, a cidade ligou a luz de alerta contra o Aedes aegypti em abril, quando o chamado Liraa, divulgado na época pelo município, confirmou que o índice de infestação do mosquito estava em 7,8%. Ou seja, a cada cem imóveis visitados pelas equipes, quase oito apresentavam criadouros do inseto.

De lá para cá, a secretaria realizou mutirões de limpeza nos bairros mais afetados. Também houve a aplicação do fumacê. As baixas temperaturas também ajudaram a acabar com o clima propício para a proliferação do Aedes. Tanto é que, segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, nenhuma região da cidade apresenta, atualmente, índices preocupantes de infestação do mosquito. Apesar disso, ele reiterou que a população precisa continuar fazendo a parte dela, lembrando que praticamente todos os criadouros do inseto são encontrados nos quintais das casas das pessoas.

Por Guilherme Batista

Comentários