QUINTA, 23/12/2021, 08:38

Balanço mostra queda na estimativa de produção rural no Paraná para safra de verão 2021/2022

Com falta de chuvas e temperaturas elevadas, lavouras de milho, soja e feijão sofreram reduções significativas em relação a início do atual período

De acordo com o relatório divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), a expectativa é que o Paraná colha aproximadamente 22,5 milhões de toneladas na safra de grãos 2021/2022. O volume esperado representa uma queda de 3% em comparação à temporada anterior.

A área estimada para a atual previsão é de 6,2 milhões de hectares. O estado passa por uma longa estiagem e, com isso, a produção da soja, do milho e do feijão foram prejudicadas e houve um recuo na expectativa das safras dessas culturas para o primeiro ciclo, na casa dos 10%, em relação ao início do plantio.

Segundo secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, as geadas registradas neste ano também contribuíram para a redução nas estimativas. Por outro lado, ele destaca uma forte presença do setor nas exportações do Paraná.

Em relação à soja, a previsão era que 21 milhões de toneladas fossem colhidas. No entanto, o clima seco e a falta de chuvas acabaram reduzindo este volume para 18,4 milhões. Quando comparado à safra anterior, este recuo é de 7%.

Em Londrina, ainda não há como fazer um balanço, já que a situação pode mudar, conforme as condições climáticas dos próximos dias. No entanto, nas regiões oeste e noroeste, as perdas ultrapassam 25%.

Enquanto o milho primeira safra também registrou queda na produção, por conta da estiagem e das altas temperaturas, a perspectiva do Deral é de avanço, na ordem de 2%, na área plantada. Com isso, se espera que os prejuízos sejam cobertos.

Por outro lado, o relatório do Departamento mostra que o espaço total destinado ao plantio de feijão segunda safra deve ter uma diminuição de 2% nesta temporada. A estimativa também traz uma redução na produção da mandioca, que deve totalizar 2,97 milhões de toneladas no período.

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Comentários