TERCA, 12/08/2025, 17:28

Banco de Leite Humano do HU/UEL reforça importância da amamentação e da doação

O estoque atual está entre 50 e 60 litros, muito abaixo do necessário para alimentar os bebês prematuros recém-nascidos do HU

O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário (HU/UEL) participa, neste mês, da campanha nacional “Agosto Dourado”, com a proposta de destacar a importância do aleitamento materno para os bebês, assim como a doação de leite, que pode ajudar, principalmente, bebês prematuros ou de baixo peso internados em unidades de terapia intensiva neonatal (UTIs neonatais).

O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano.

A enfermeira Letícia Costa, coordenadora do Banco de Leite do HU, explica que, entrando em contato com o Banco de Leite pelo telefone (43) 3371-2390 ou pela página do Instagram, a possível doadora faz um cadastro e é avaliada para poder doar. O Banco vai até a casa da doadora com todo o material necessário e orientações para a doação, a mãe não precisa se deslocar.

Vale ressaltar que o leite alimenta em média 600 crianças por mês, incluindo tanto pacientes do HU, como bebês internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatais de toda Londrina e região.

O Banco de Leite Humano (BHL) do HU (Hospital Universitário) está enfrentando uma baixa nas reservas de leite materno. As doações do alimento, indispensável para o desenvolvimento dos bebês, vêm sofrendo diminuições ao longo dos anos, não apenas em Londrina, mas em todo o país.

De janeiro até julho, a equipe do Banco de Leite Humano coletou 1.143 litros de leite – em média, 163 litros doados por mês. Porém, o estoque atual está entre 50 e 60 litros, muito abaixo do necessário para alimentar os bebês prematuros recém-nascidos do HU.
Atualmente, há 114 mães fazendo a doação de leite. O volume doado até agora alimentou em média, por mês, 231 bebês, que estão hospitalizados no HU/UEL, Hospital do Coraçãozinho – Unidade Bela Suíça, Hospital Evangélico, Hospital Infantil, Maternidade Municipal e Casa da Misericórdia, em Cornélio Procópio.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários