SEXTA, 30/10/2026, 11:22

Bellintani aponta erros na montagem do elenco e admite que jogadores não atenderam às expectativas

Guilherme Bellintani destacou que entre 41 contratações em 2026, poucos nomes superaram as expectativa nos critérios de análise de desempenho do clube

Guilherme Bellintani, gestor da Squadra Sports, empresa que administra a SAF do Londrina Esporte Clube, admitiu erros na montagem do elenco de 2026 e apontou esse fator como a maior causa do rebaixamento do Tubarão à Série C do Campeonato Brasileiro.

O gestor apresentou dados do departamento de análise de futebol do clube, que mostram que das 41 contratações feitas em 2026, 15 tiveram desempenho avaliado abaixo da expectativa, um total de 48% entre os atletas que foram avaliados, já que 5 não tiveram dados incluídos.

11 jogadores ficaram dentro das expectativas, e 5 superaram o que era projetado, segundo os números do clube. Os dados não revelam nomes, apenas uma avaliação estatística que é utilizada internamente a partir de análises de desempenho jogo a jogo.

Bellintani também admitiu que o Londrina disputou a Série B com poucos jogadores com experiência na competição, outro fator que contribuiu para a campanha fraca que terminou com o rebaixamento na 35ª rodada.

Ele atribuiu as dificuldades em encontrar reforços a uma inflação do mercado do futebol, e mais no final da competição, à situação já complicada que o Londrina vivia na tabela, afastando o interesse de jogadores em atuar pelo clube.

Bellintani também justificou a contratação de Rogério Micale, que ficou 24 rodadas à frente do Londrina e teve um aproveitamento de apenas 6 vitórias. O dirigente admitiu que o desempenho não foi o esperado.

Segundo Bellintani, a diretoria alviceleste está focada em corrigir esses erros para a temporada de 2027. Lucas Magalhães será mantido como principal nome do departamento de futebol.

O objetivo principal é ter uma campanha de protagonismo na Série C do Brasileirão, e conquistar o acesso.

O trabalho de reconstrução já começou, com a chegada do treinador Higo Magalhães. Por enquanto, o Londrina segue comandado pelo técnico Hugo Chacon na reta final da Série B, com três rodadas para o fim.

No domingo, o Tubarão recebe o América-MG no VGD, às 16h.

Por Fernando Bianchi

Comentários