TERCA, 15/09/2020, 18:54

Bombeiros de Londrina fazem parte de comitiva paranaense escalada para combater queimadas na região do Pantanal

Governo também enviou caminhões e equipamentos para auxiliar os trabalhos, além de um drone que ajudará na localização dos focos de incêndio.

Seis dos 31 bombeiros paranaenses escalados para ajudar no combate às queimadas na região do Pantanal são de Londrina. A comitiva vai viajar mais de mil quilômetros até a região de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, onde os trabalhos vão ser realizados a partir desta quarta-feira.

O Pantanal, um dos principais centros de biodiversidade de todo o planeta, tem enfrentado a sua pior crise das últimas décadas. A área está sob uma seca severa, causada pela estiagem, e sofre com queimadas frequentes provocadas pelo homem. De acordo com dados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, 15% de todo o bioma já foram devastados pelas chamas.

As equipes paranaenses vão somar junto aos trabalhos realizados na área já há algumas semanas. A tenente Luana Pereira, porta-voz do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Londrina, ressaltou a importância de a corporação fazer parte de uma missão tão importante.

Além dos bombeiros, o Paraná enviou para região atingida sete caminhões de combate a incêndios e equipamentos especializados como abafadores, enxadas e mochilas. O drone também ajudará na localização dos focos de incêndio. A estadia das equipes do estado deve durar pelo menos duas semanas.

Por Guilherme Batista

Comentários