TERCA, 19/06/2018, 17:49

Campanha “Escute seu Pulmão” alerta para os riscos e impactos de doenças crônicas pulmonares sem o devido tratamento

A asma é uma delas e atinge mais de 20 milhões de brasileiros.

Dia 21 de junho é o “Dia Nacional de Controle da Asma”, e nessa data a campanha “Escute seu Pulmão” vem alertar quanto aos riscos e impactos de doenças crônicas pulmonares que não recebem tratamento.

Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, apontam que mais de 20 milhões de pessoas sofram com a asma no Brasil e em todo mundo mais de 300 milhões.

Mais de 20% desse montante enfrentam a doença grave e em 5% não está controlada.

De acordo com o médico pneumologista da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Marcelo Gervilla Gregório, a doença interfere no cotidiano e pode levar a óbito se não tratada corretamente.

Na rede pública de saúde são registradas mais de 100 mil internações ao ano de pessoas com a situação agravada da doença.

São três tipos de asma, mas todas necessitam de tratamento.

Clima seco favorece a manifestação mais grave da doença. Mas os agravantes podem vir em contato com animais e principalmente a falta de acompanhamento.  

Outras doenças pulmonares graves são: a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Essas doenças somam mais de 7 milhões de brasileiros e 210 milhões de pessoas pelo mundo.

Por Bruno Carraro

Comentários