SEGUNDA, 12/01/2026, 14:53

Carnês de IPTU de Cambé começam a ser entregues nesta semana pelos Correios

Prefeitura conclui lançamento do IPTU 2026 com descontos de até 25% e opções de parcelamento
 

A Prefeitura de Cambé finalizou o lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026. Os contribuintes já podem acessar os boletos de forma online, enquanto os carnês físicos começam a ser entregues pelos Correios ao longo desta semana. O vencimento da cota única e da primeira parcela está fixado para o dia 15 de março, com possibilidade de descontos que variam entre 10% e 25%, conforme a forma de pagamento escolhida. 

O município possui atualmente cerca de 45 mil imóveis tributáveis, com valor total lançado de aproximadamente R$ 77 milhões. Desse total, cerca de 2.500 imóveis pertencem a pessoas em situação de vulnerabilidade social, que receberam isenção total ou parcial do imposto, resultando em um abatimento de aproximadamente R$ 2 milhões. A medida integra um programa municipal voltado à promoção de justiça tributária. De acordo com o secretário municipal de fazenda de Cambé, Gabriel Cândido, o IPTU é uma das principais fontes de receita própria de Cambé, permitindo maior agilidade na aplicação dos recursos em benefício da população.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista até o dia 15 de março garantem desconto máximo de 25%. Também há possibilidade de parcelamento, também com descontos. 

A arrecadação do IPTU tem impacto direto nos investimentos municipais. Somente em 2025, recursos provenientes do imposto viabilizaram obras como a Ciclovia do Ana Rosa, a implantação dos Espaços Família nos bairros Castelo Branco e Santa Izabel. Além disso, o tributo sustenta serviços contínuos nas áreas de saúde, educação, assistência social, meio ambiente e bem-estar animal.

Mais informações sobre o IPTU 2026 podem ser obtidas no site da Secretaria Municipal de Fazenda (fazenda.cambe.pr.gov.br), pelo telefone (43) 3174-2900 ou presencialmente na sede da Secretaria, na Rua Pará, nº 264, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h.

Por Paulo Andrade

Comentários