TERCA, 13/04/2021, 18:46

Centro de Testagem e Aconselhamento registra aumento na procura por exames rápidos em semana de atendimento ampliado

Adesão ao serviço cresceu mais de 20% em comparação a primeira campanha do ano.

Na última semana, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou mais uma ação para conscientizar os londrinenses sobre os cuidados relacionados às infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Com horário ampliado, a clínica possibilitou que mais pessoas pudessem fazer testes rápidos para detecção de HIV/aids, sífilis, hepatites B e C, entre outras.

Segundo Lazara Rezende, aconselhadora do CTA, o número de atendimentos registrou um aumento considerável, em comparação às outras edições. Ela afirma que a adesão ao serviço demonstra que a população está mais consciente em relação aos exames preventivos e diagnóstico precoce.

Durante a programação, 69 pessoas procuraram o atendimento em busca dos exames. Desse total, dois pacientes tiveram diagnósticos positivos para HIV e outros cinco confirmaram para sífilis.

Ela afirma que os números são significativos e demonstram que ainda uma parcela considerável de pessoas sexualmente ativas apresentam as infecções. A aconselhadora destaca o papel importante da realização dos testes para que o paciente receba o tratamento adequado e também evite a contaminação de outras pessoas.

Apesar dos testes rápidos serem um instrumento efetivo para o rastreio e controle das infecções sexualmente transmissíveis, Lazara Rezende destaca que o principal meio de prevenção é o uso do preservativo.

A ampliação do horário de atendimento também faz parte da campanha Fique Sabendo que realiza ações frequentes, vinculadas a datas comemorativas. Neste ano, três campanhas já foram realizadas e a próxima está prevista para o mês de maio.

A população pode marcar um horário para realização dos testes rápidos para detecção de IST’s através da área de agendamentos no portal da prefeitura: londrina.pr.gov.br/agendamentos. Em dias normais, fora da Campanha Fique Sabendo, o CTA funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h, na Alameda Manoel Ribas, centro de Londrina.

Por Victor Assis

Comentários