QUARTA, 27/04/2022, 14:00

Cerca de 40% dos contribuintes de Londrina fizeram declaração do Imposto de Renda pessoa física até agora

Prazo foi estendido até final de maio. Delegado da Receita Federal sinaliza principais cuidados para evitar cair na malha fina.

A Receita Federal de Londrina já recebeu mais de 55 mil declarações do Imposto de Renda 2022 até às 11h da última segunda-feira (25). O número representa 40,66% do total das 135 mil previstas para o município. A média está um pouco abaixo do Paraná que está em 44%, com cerca de 985 mil documentos entregues e também da média nacional que está em 47%. 
Para o delegado da Receita Federal em Londrina, Reginaldo Cezar Cardoso, o ritmo um pouco lento é normal, mas ele alerta a importância do contribuinte não deixar para a última hora. Vale lembrar que o prazo para enviar a declaração, sem multa, foi estendido para 31 de maio, mas quem optar por enviar o quanto antes, também tem prioridade nos lotes de restituições. 
A Omissão de Rendimentos ou declaração de reembolso de despesas médicas são os principais problemas que levam os contribuintes a caírem na malha fina. 

É obrigado a declarar IR em 2022 quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado;
contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado também tem que fazer a declaração. 

Por Guilherme Marconi

Comentários