SEGUNDA, 05/10/2020, 15:23

Cerca de sete mil proprietários rurais paranaenses ainda não prestaram contas com a Receita Federal

Apesar disso, número de declarações do ITR entregues em todo o estado vem crescendo ano a ano

O prazo para entregar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural de 2020, sem ter que pagar multa, terminou no dia 30 de setembro. Até o último final de semana pouco mais de 503 mil proprietários rurais tinham prestado contas com a Receita Federal. O número, apesar da previsão inicial em torno de 510 mil, representa um salto de mais de 3 mil declarações em relação a 2019 em todo o estado.

O delegado-adjunto da receita Federal em Londrina e Região, David Oliveira, explica que quem não entregou a declaração dentro do prazo vai ter que pagar multa, que vai de R$ 50 a 1% sobre o valor do imposto devido, e avalia que, apesar de ter ficado abaixo da previsão inicial, o número de declarações entregues está dentro do esperado.

O órgão não tem os dados regionalizados do ITR em Londrina, mas, segundo dados do Sindicato Rural são cerca de 4.200 propriedades rurais.

O delegado-adjunto da Receita Federal explica que o número de declarações entregues ao órgão no Paraná vem crescendo ano a ano, desde 2018, quando foram pouco mais de 492 mil. Mas ele tende a se estabilizar, afirma.

David Oliveira diz ainda que isso se deve, basicamente, à redução nas omissões, ou seja na quantidade de proprietários rurais que não prestam contas com a Receita. 

O contribuinte que deixou de fazer a declaração até 30 de setembro pela internet vai receber na momento da entrega a "Notificação de Lançamento da Multa por Atraso", que deve ser paga até o vencimento do Darf.

Comentários