SEXTA, 20/11/2020, 08:31

Cerimônia de posse dos vereadores deve ser realizada em ambiente virtual.

Parlamentares da atual legislatura querem ao menos uma sessão presencial de despedida ainda este ano.

Os 19 vereadores eleitos e reeleitos na Câmara de Londrina tomam posse no dia 1º de janeiro de 2021. Tradicionalmente, a cerimônia conta com discurso dos parlamentares e também do prefeito, que desta vez não precisará de posse por se tratar de reeleição. A sessão inaugural costuma ter galeria lotada de familiares e amigos dos eleitos.
Por conta da pandemia, a tendência é que as atividades sejam realizadas no ambiente virtual, por videoconferência. O martelo deve ser batido nos próximos dias, segundo o presidente do Legislativo, Ailton Nantes.

 

Além da posse, a sessão inaugural da próxima legislatura também tem como compromisso a escolha dos cinco membros da Mesa Executiva, com indicação de presidente, vice, e três secretários, além das comissões permanentes. Nantes prevê que estes nomes devem ser indicados em uma cerimônia separada, não necessariamente no primeiro dia do ano.


Os atuais vereadores pressionam a Mesa Diretora para que as sessões presenciais voltem ainda este ano. No início da semana, Gerson Araújo sugeriu ao menos uma sessão de despedida. Nesta quinta, foi a vez de Emanoel Gomes pedir a volta da sessão no plenário do prédio localizado no Centro Cívico. O presidente afirma que a sugestão está sendo discutida.

Antes que o ano termine, a Câmara ainda tem pautas pendentes a serem discutidas, entre elas o Plano Diretor, atrasado desde 2018. Nantes evitou cravar que a discussão será concluída, principalmente pela necessidade de realização de uma audiência pública.

Comentários