QUARTA, 01/07/2020, 11:35

Cidades ainda analisam decreto estadual que estabelece mini-lockdown

Os prefeitos estão reunidos com as equipes de governo e as decisões devem ficar para o período da tarde

O decreto estadual publicado pelo governador Ratinho Junior pegou, além de Londrina, cidades da 17ª Regional de Saúde de surpresa. O prefeito de Cambé José do Carmo alega que a cidade está com um plano de controle do vírus em andamento e que os resultados estão sendo positivos. O fechamento, em função da determinação do governo, na opinião dele não é correto. Carmo defende que a atuação deve ser pontual e de acordo com a realidade de cada município. 

O prefeito comenta ainda que aguarda a opinião dos demais prefeitos da regional antes de decretar o fechamento das atividades não essenciais em Cambé. Uma reunião entre os chefes dos executivos das cidades atingidas pelo decreto estadual deve afinar os discursos. 

O prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto diz que está reunido nesta manhã com a equipe de governo municipal para decidir o que fazer. Até o final da manhã, segundo ele, Rolândia terá novidades. 

A 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio também entrou no decreto estadual de restrição dos serviços. Mas, segundo a vice-prefeita Angelica Olchaneski o município ainda não tomou nenhuma decisão. Para a tarde também está marcada uma reunião, por videoconferência, com os prefeitos dos 21 municípios que compõem a Amunorp (Associação dos Municípios do Norte do Paraná). Ela destaca que a decisão será regionalizada, ou seja, única para todas as cidades. 
 

O prefeito de Cornélio Procópio Amin Hannouche está afastado por conta de uma cirurgia realizada recentemente, mas deve participar da reunião de hoje à tarde. Na opinião da vice-prefeita, o governador fez uma leitura ampla da situação e que a decisão dele é importante para a região. 
 

A reportagem entrou em contato também com o prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, mas, por meio da assessoria, ele informou que está em reunião nesta manhã e que o município também está analisando o decreto estadual. 

Por Claudia Lima

Comentários