QUINTA, 07/09/2017, 17:29

CMTU admite queda de 3% em coleta de materiais recicláveis pelas cooperativas

A queda é resultado da crise e a não entrega de sacos verdes nas casas.

Em Londrina são sete cooperativas de coleta de lixo reciclável. Todas atuam em parceria com o município em diversas regiões da cidade cobrindo áreas urbana e rural.

De acordo com dados da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização – CMTU no geral somente 10% de todo material reciclado que os londrinenses produzem são coletados pelas cooperativas, o restante é recolhido por atravessadores que não estão ligados às cooperativas ou estão misturados com o lixo orgânico.

Segundo a gestora ambiental da CMTU, Eliene Moraes, a cidade ainda é referência em coleta seletiva, apesar da queda de 3% na coleta nesse ano.

Os principais motivos na queda são: fator econômico que influencia no poder de compra do consumidor e as embalagens reduzem.  

O outro fator é a entrega de sacos verdes que parou de ser disponibilizado pela CMTU para reduzir custos. A última vez que o município decidiu parar de entregar os sacos verdes foi em julho de 2016 e mais de 230 mil domicílios foram atingidos.

O telefone para dúvidas é o 3379-7900.

Nossa reportagem tentou contato com representantes das cooperativas de Londrina para comentarem a redução na coleta, mas não conseguimos localizá-los e nem recebemos retorno até o fechamento dessa edição.

Comentários