QUINTA, 24/06/2021, 18:53

CMTU desativa mais uma linha de ônibus que atendia à região leste de Londrina

No mês passado, outra rota sofreu alteração, que foi motivada pelo baixo número de passageiros. Usuários do transporte coletivo desaprovaram mudança.

A partir de segunda-feira (28), a linha de ônibus 107, que passava pelo jardim Aragarça, na região leste de Londrina, vai deixar de circular. A mudança foi confirmada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU) que disse que uma avaliação realizada pelo órgão mostrou uma queda de 50% a 80% no volume de passageiros desde o início da pandemia.

Os usuários, que estavam acostumados com a rota vão ter que se adaptar, já que o serviço será incorporado por duas outras linhas que passam pela região, a 106 e a 108. Os horários também foram alterados e podem ser consultados no site da Companhia, como também no Terminal Central.

Alguns passageiros receberam a notícia com preocupação. O empacotador Rafael Lopes conta que usa o transporte público todos os dias e, em algumas vezes, volta para casa em rotas alternativas, quando a linha principal que usa não está disponível.

Ele considera a suspensão da 107 pode sobrecarregar outros ônibus. Em meio à pandemia, o rapaz avalia que a situação é preocupante e diz que os veículos estão mais lotados.

A preocupação é compartilhada pela autônoma Íris Ribeiro. Ela considera que a alteração pode fazer com que outros ônibus tenham que atender mais passageiros, gerando aglomeração no transporte público, além de comprometer os itinerários, com mais atrasos e transtornos para os usuários.

Esta é a segunda linha de ônibus da região leste que foi desativada em pouco mais de um mês. No fim de maio, a 105, que passava pelo bairro São Pedro, foi integrada temporariamente à rota 112 Alexandre Urbanas. O motivo alegado para a mudança é o mesmo, a queda no número de passageiros.

Os horários de cada linha podem ser consultados no site da CMTU: cmtu.londrina.pr.gov.br

Por Victor Assis

Comentários