QUARTA, 30/08/2017, 19:18

CMTU inicia novo tipo de limpeza nos lagos da cidade

Serviço agora é realizado com a ajuda de uma pá-carregadeira que retira galhos, troncos e árvores inteiras caídas que se acumulam nos corpos d’água.

A CMTU reforçou a limpeza dos lagos da cidade com uma pá-carregadeira. O equipamento vai ser usado para a retirada de galhos, troncos e árvores inteiras caídas, que se acumularam ao longo dos anos e acabam contribuindo para o assoreamento dos corpos d’água. O serviço era realizado somente com a utilização de barcos e funcionários que recolhiam, manualmente, apenas os materiais de menor porte, como copos, sacos e outros materiais plásticos. Segundo o diretor de Operações da CMTU, Odivaldo Moreno, com o acúmulo de galhos e árvores, algumas ilhotas já estavam se formando. A situação estava atrapalhando também a rotina de limpeza, já que em alguns pontos a equipe não conseguia aproximar o bote para remover o lixo.

De acordo com Odivaldo Moreno, o trabalho vai ser feito rotineiramente em todos os trechos do principal cartão postal da cidade.  Segundo Moreno, o uso do equipamento não implicou em novos gastos para o Município. O diretor da CMTU avalia que a medida deve ajudar a desacelerar o já conhecido processo de assoreamento do lago, que sofre há alguns anos com o problema.

Segundo Moreno, os lagos Norte e Cabrinha também vão receber o mutirão. A primeira limpeza com a pá-carregadeira ocorreu na terça-feira, no lago Igapó II. Na quarta-feira, o serviço continuou no Igapó III, onde foram retirados entre 7 e 8 caminhões de galhos e árvores. De acordo com o diretor da CMTU, a situação mais complicada é no lago Igapó IV, onde há cerca de 70 árvores caídas dentro d’água.

O trabalho de limpeza nos lagos da cidade conta com o apoio de técnicos da Secretaria do Ambiente.

Comentários