TERCA, 01/12/2020, 17:29

Coletivo de sindicatos divulga carta em apoio ao trabalho da promotora Susana de Lacerda no combate à pandemia de coronavírus em Londrina

Para entidade, atuação do Ministério Público tem feito a diferença para conter o surto no município.

O Coletivo de Sindicatos de Londrina divulgou nesta terça-feira uma carta aberta à população em apoio ao trabalho realizado pela promotora de Defesa da Saúde Pública, Susana de Lacerda, para o combate da pandemia de coronavírus na cidade. No documento, a entidade ressalta a importância da atuação do Ministério Público, na figura da promotora, para conter os números da doença no município. Desde o início da pandemia, Susana de Lacerda tem se posicionado de forma bastante dura contra medidas que visam flexibilizar o chamado distanciamento social. No último dia 19, por exemplo, ela enviou uma manifestação à 1ª Vara de Fazenda Pública pedindo para que a prefeitura prestasse esclarecimentos sobre tais medidas, incluindo, entre elas, a reabertura de academias e igrejas. No documento, a promotora chamou a atenção para o possível aumento no número de casos em consequência de datas como o feriado de Finados, as eleições municipais, o aniversário da cidade e, também, por conta da ampliação do horário de funcionamento do comércio visando as compras de final de ano.

Em entrevista à CBN nesta terça-feira, o representante do Coletivo de Sindicatos, Laurito Lira Filho, lembra, ainda, que, apesar da atuação da promotora e das orientações repassadas diariamente pelo poder público, boa parte da população continua não obedecendo às medidas de restrição.

Outro ponto preocupante levantado pelo sindicalista envolve a proibição de os servidores da UEL, muitos deles funcionários do Hospital Universitário de Londrina, não fazerem horas extras. Após recomendação do Tribunal de Contas do Estado, a universidade aprovou a suspensão do pagamento das horas extras a partir do próximo dia 16. Segundo Lira Filho, o corte pode ocasionar prejuízos irreparáveis ao atendimento prestado pelo HU, que se tornou a principal referência do norte do estado no tratamento de pacientes com coronavírus.

O coletivo pretende ainda realizar uma live nas redes sociais, a partir das sete da noite desta quinta-feira, para debater o avanço da Covid-19 na cidade e, especialmente, os impactos da doença junto à saúde do trabalhador. O encontro, inclusive, contará com a presença da promotora Susana de Lacerda.

Por Guilherme Batista

Comentários