SEGUNDA, 09/11/2020, 06:40

Com 20% a mais de candidatos, UEL estuda abrir locais de prova em Ibiporã e Cambé para realização do Vestibular 2021

Mais de 27 mil pessoas devem participar do processo seletivo no dia 14 de março do ano que vem. Por conta do distanciamento social, universidade vai precisar mais do que dobrar o número de locais para receber os candidatos.

O Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Londrina tem tudo para ser o mais diferente da história da instituição. Por conta da pandemia de coronavírus, a UEL precisou concentrar o processo seletivo em um único dia, 14 de março do ano que vem. Além disso, a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da universidade vai ter que aumentar consideravelmente o número de locais de prova. Normalmente, o vestibular é realizado no campus da UEL e também em algumas escolas estaduais da cidade. Para o próximo ano, a Cops já estuda utilizar outros locais no município e até abrir espaços em cidades vizinhas, como Ibiporã e Cambé. A medida faz parte do protocolo de segurança da Covid-19, que exige que as provas sejam aplicadas levando em conta o chamado distanciamento social entre candidatos.

A coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Sandra Garcia, explica que como houve um aumento de 20% no número de inscritos em relação ao último processo seletivo, a universidade vai ter que ir atrás de ainda mais locais de prova para acomodar todos os 27.432 candidatos que devem participar do Vestibular 2021.

Sandra destaca também o que, na avaliação ela, fez aumentar tanto o número de inscrições. Entre os principais, conforme a coordenadora, estão o fato de o Vestibular 2021 ser realizado em um único dia e também em uma data diferente de processos de outras universidades públicas do país.

Semelhante ao ano passado os cursos mais concorridos foram Medicina, com 11.500 inscritos; Psicologia (1.289) e Direito Matutino (1.158). Nos próximos dias a Cops deverá divulgar a relação candidato/vaga oficial, considerando o total de inscritos.

Neste vestibular, os candidatos vão fazer duas provas no mesmo dia. Uma de Conhecimentos, com 50 questões e a outra de Redação, com tema único. A Prova de Conhecimentos será dividida em Conhecimentos Gerais (36 questões), Língua Portuguesa e Literatura (10 questões) e Língua Estrangeira (4 questões), podendo o candidato optar entre Inglês, Espanhol ou Francês. Por conta do grande número de questões, o processo também vai durar mais. O candidato terá cinco horas para fazer as provas.

Por Guilherme Batista

Comentários