TERCA, 05/02/2019, 19:58

Com 21 casos confirmados, secretaria de saúde alerta hospitais sobre enfrentamento de uma possível epidemia de dengue

Só neste ano, já são mais de 400 notificações da doença em Londrina.

Servidores da secretaria de saúde se reuniram com representantes de hospitais de Londrina para discutir o enfrentamento a uma possível epidemia de dengue na cidade. O secretário Felipe Machado destaca a preocupação do setor com o alto número de confirmações da doença, inclusive com a introdução do sorotipo 2, que é mais grave. Só neste ano foram 401 notificações e 21 casos confirmados. A intenção da reunião é deixar os hospitais a par da situação e dividir as responsabilidades.

O secretário conta que ficou acordado que a secretaria de saúde vai treinar funcionários dos hospitais, principalmente do setor de enfermagem, para que estejam preparados para cuidar de pacientes com dengue.

Machado orienta os pacientes que estiverem com algum sintoma da dengue a procurarem os postos de saúde ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os casos só serão encaminhados aos hospitais se diagnosticados como graves. 

E a orientação continua a mesma. Cada londrinense precisa cuidar do seu quintal para evitar que água se acumule em recipientes variados. A maioria dos criadouros do mosquito está nos quintais das casas. O uso de repelente também é importante.

O último Levantamento de Infestação Rápida do mosquito da dengue ficou em 7,9%. Por isso, a cidade enfrenta um alto risco de epidemia.

Por Claudia Lima

Comentários