SEGUNDA, 28/06/2021, 07:04

Com chegada de novas doses anti-covid, municípios da região esperam retomar vacinação de público geral, após suspenderem aplicação na semana passada

Atendimento a grupos prioritários também foi comprometido em alguns locais, por conta do baixo estoque. Rolândia e Cambé já preparam ações para esta segunda e terça-feira.

Desde a última semana, cidades vizinhas a Londrina estão com a campanha de imunização interrompida para a população em geral. Em Rolândia, por exemplo, a suspensão foi anunciada na última quarta-feira. De acordo com Paloma Pissinati, secretária de Saúde do município, todo quantitativo reservado para este público foi utilizado nos últimos dias.

Mais de quatro mil pessoas deste grupo foram vacinadas ao longo da semana passada e um novo ponto de imunização foi aberto para atender esta população, no Centro Comunitário João de Deus, com capacidade para aplicar cerca de 650 doses anti-covid todos os dias.

Apesar do adiamento no cronograma, a expectativa é de que, com a chegada de novas unidades à cidade, ainda esta semana o município possa avançar a faixa etária atendida para 49 anos. Na última sexta-feira (25), a 17ª Regional de Saúde, que atende a 21 municípios da região, recebeu aproximadamente 23 mil vacinas contra o coronavírus. O quantitativo reservado para Rolândia é de 1.316 doses.

Para receber o imunizante no município, a população precisa fazer um cadastro no site da prefeitura. No caso do público geral, é necessário aguardar a divulgação da ação destinada a aplicação do imunizante para a faixa etária atendida. Por outro lado, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários precisam agendar a aplicação, que segue sendo realizada no Centro Municipal de Vacinação.

Já na cidade de Cambé, o atendimento do público geral não pôde avançar para a faixa etária de 46 anos também por conta da falta de imunizantes disponíveis. A secretária Adriane Bertan, no entanto, afirma que o município já está se preparando para novas ações de vacinação marcadas para esta segunda-feira.

Até agora, cerca de 35% da população de Cambé já recebeu pelo menos a primeira aplicação do imunizante. Mas, a secretária conta que a falta de doses também comprometeu a vacinação de outros grupos prioritários, como profissionais da saúde, gestantes e puérperas.

A nova distribuição da Sesa encaminhou para o município, pouco mais de 2.400 imunizantes contra o coronavírus. Ao longo da campanha de vacinação, Cambé definiu dois principais pontos para aplicação das doses anti-covid: no Centro da Juventude, que fica no Jardim Castelo Branco, e na Rodoviária, localizada na Avenida Brasil, 1336.

A população em geral não precisa fazer cadastro para tomar a vacina. Já os outros públicos-alvo têm que acessar o portal da prefeitura para se registrar. A exceção é o grupo com comorbidades, que deve comparecer a uma unidade de saúde para completar as informações.

Comentários