QUARTA, 27/05/2020, 19:00

Com chegada do inverno, Secretaria de Assistência Social amplia Operação Noite Fria

Além do aumento no número de vagas para acolhimento, também está sendo feita avaliação do estado de saúde das pessoas e uma triagem psicossocial.

Faltando pouco menos de um mês para o início do inverno, em 20 de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social lançou a Operação Noite Fria, com algumas novidades em 2020. Entre as mudanças no programa da Prefeitura destinado às pessoas em situação de rua, a ampliação do acolhimento para adultos em 150 vagas.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, destaca que além do aumento na quantidade de vagas, o Noite Fria traz uma outra mudança este ano, em função da pandemia, a parceria com o programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, que está fazendo avaliações médicas em todas as pessoas acolhidas.

Os médicos e enfermeiros que fazem parte do programa Consultório na Rua, avaliam sinais vitais, como temperatura, pressão arterial e oximetria, além de um exame físico, para verificar se o paciente tem sintomas de problemas respiratórios. Além de avaliação médica, a Operação Noite Fria faz uma triagem psicossocial, seguida de encaminhamento para o acolhimento permanente, onde foram disponibilizadas 40 vagas.

Segundo Jaqueline Micali, outra mudança deste ano foi a criação do serviço de pernoite para mulheres, onde é oferecido banho, alimentação e um acompanhamento psicossocial.

A secretária diz ainda que os detalhes sobre o funcionamento do novo serviço ainda estão sendo definidos, já que a rotatividade, característica do pernoite, pode ser um fator de propagação do coronavirus.

Jaqueline Micali diz que além das buscas feitas pelas equipes da Secretaria, a comunidade pode acionar o serviço pelo telefone 9 9991-4568, que inclusive aceita chamadas a cobrar.

Por Marcos Garrido

Comentários