TERCA, 02/04/2019, 19:23

Com mais de 530 casos confirmados da dengue em Londrina o sorotipo mais agressivo da doença circula na cidade

O vírus tipo II tem capacidade de levar a complicações rápidas.

Londrina está em estado de alerta com relação ao número de casos da dengue que cresce a cada semana. São mais de 530 casos confirmados e nesta quinta-feira a Secretaria Municipal de Saúde divulga novos números.

O que muita gente ainda não sabe é que na cidade circula um dos vírus mais graves da doença o tipo II.

São quatro sorotipos no total. O tipo I é o que circula em todo o país. O tipo II circula em algumas regiões do País e não circulava em Londrina desde 2009. Nesse ano foi confirmado que esse vírus circula na cidade.

De acordo com a diretora de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, os sintomas iniciais dos vírus 1 e 2 são bem parecidos, mas ao avançar da doença o tipo II se torna agressivo e leva a complicações bem mais rápido que o tipo I.

Ainda de acordo com Sônia Fernandes, não é necessário tratamento diferenciado. O tratamento é feito da mesma forma para qualquer sorotipo da doença.

A diretora de vigilância em saúde explica que a prefeitura não faz exames para saber se o paciente está ou não com o tipo II da doença. Foram feitos exames laboratoriais no início do ano para saber se o vírus circulava na cidade.

O sorotipo III já chegou a circular no País há muitos anos.  Mas segundo Sônia Fernandes, não há diferença desse vírus e do tipo IV para o tipo I, por exemplo. O mais grave é o tipo II.

Para denuncias de focos do mosquito da dengue basta ligar na Guarda Municipal 153 ou no 0800 400 1893.

Comentários