TERCA, 04/06/2019, 19:02

Com poucos servidores e obras além do previsto, adaptação das escolas municipais a nova legislação de segurança segue em ritmo lento

Coordenadora da Secretaria de Educação diz que previsão é entregar 20 unidades a cada seis meses. Hoje, apenas 13 estão dentro das normas.

A exigência é da nova legislação na área. As unidades de ensino do Município precisam se adequar ao Código de Segurança contra Incêndio e Pânico. Em fevereiro, a Secretaria de Educação informou que apenas 13 das 120 escolas de Londrina tinham o laudo de liberação do Corpo de Bombeiros e que até o fim de maio, 40 deveriam estar dentro das normas. Mas, as adaptações e obras foram além das previsões iniciais e nenhuma nova unidade recebeu o laudo do Corpo de Bombeiros desde fevereiro.

Segundo a assessora administrativa da Secretaria Municipal de Educação, Rosana Marchese, no momento, 23 escolas estão com reformas em execução, sendo que duas estão quase prontas, outras oito em fase final e nove na fase de elaboração de projetos. De acordo com a coordenadora, a falta de pessoal também acabou contribuindo para o resultado abaixo da expectativa inicial.

Rosana Marchese explica que além das reformas nas escolas, outra questão é o treinamento dos servidores para que atuem como brigadistas, mais uma exigência do Código de Segurança. Em 20 unidades, quase 400 professores e servidores já fizeram o curso. Em algumas escolas maiores, houve a necessidade de capacitação de até 10 funcionários.

A coordenadora diz que a previsão é entregar um lote de 20 escolas adaptadas a cada seis meses. O primeiro deles já em julho, e concluir todas as 120 unidades de ensino até o fim do ano que vem.

Rosana Marchese explica que todas as unidades de ensino do Município funcionam obedecendo a requisitos mínimos de segurança e que as adequações foram necessárias em função de mudanças na lei. A coordenadora afirma ainda que o tempo de médio de liberação dos laudos pelo Corpo de Bombeiros tem sido de aproximadamente 30 dias.

Comentários