SEXTA, 02/10/2026, 16:50

Com seis votos nesta eleição, juiz alerta para risco de filas e orienta eleitor a levar "colinha" no papel

Paulo César Roldão pede paciência nas primeiras horas da manhã, reforça a obrigatoriedade de documento com foto e lembra que celular é proibido na cabine

O juiz Paulo César Roldão, responsável pela 157ª Zona Eleitoral, pede a compreensão e a paciência do eleitorado de Londrina, especialmente no início da manhã, momento em que o movimento costuma ser maior e com maior chance de filas. O motivo para a votação demorar um pouco mais este ano é a quantidade de escolhas que cada cidadão precisa fazer na urna, já que será necessário registrar seis votos diferentes: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente.

Para agilizar o processo e evitar demoras na cabine, a principal orientação do magistrado é que as pessoas já saiam de casa com uma "colinha" em papel contendo a sequência exata com os números de todos os seus candidatos. O juiz faz um alerta importante sobre o uso do celular: o aparelho pode ser levado e usado até a mesa de identificação, inclusive para mostrar o aplicativo e-Título ao mesário, mas não pode entrar na cabine de votação sob hipótese alguma. Antes de votar, o smartphone deve ser deixado no local indicado pelos mesários.

Além da anotação com os números dos candidatos, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto no momento de votar. Para quem estiver fora do seu município e precisar justificar a ausência, o procedimento pode ser feito pelo próprio aplicativo e-Título ou em qualquer seção eleitoral. A recomendação final da Justiça Eleitoral é verificar com antecedência o local e o número da seção para garantir uma votação sem contratempos.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários