Com transferência de atendimento, reforma no prédio da UPA do Jd. do Sol será intensificada
Obras devem acontecer em duas etapas e ainda não tem prazo para entrega
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol, na zona oeste da cidade, vai intensificar as obras para a reforma do prédio a partir desta segunda-feira (11). Isso, porque todo o atendimento foi transferido para o antigo Hospital Mater Dei, na região central.
O prédio foi inaugurado em 2015 e apresenta degradação estrutural, como rachaduras, problemas no telhado, na ventilação e na climatização, entre outros. De acordo com o Prefeito Tiago Amaral, as obras serão realizadas em duas etapas.
A primeira parte da reforma, com valor de R$ 1.836.944,28, está sendo executada pela empresa Regional Planejamento e Construções Civis, selecionada por meio de licitação. O prazo em contrato para a finalização dessa parte da obra é de oito meses.
Na segunda fase será realizada a parte de acabamentos. O Município fará licitação complementando a primeira reforma, inclusive com a construção de uma rampa. A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação está elaborando a planilha de preços do projeto.
A reforma da UPA do Jd. do Sol contempla a reconstrução das calçadas externas e do estacionamento com piso paver, além do reforço da fundação, correção das alvenarias e dos revestimentos, e substituição de portas danificadas. Também será executado um muro de arrimo nos fundos da unidade, na divisa com a escola vizinha ao prédio. Para isso, será necessário demolir parcialmente a estrutura da UPA, uma das extremidades da enfermaria, e reconstruí-la.
A Prefeitura ainda não estipulou quando o atendimento vai retornar para a zona oeste. O contrato de locação com o prédio do antigo Mater Dei é de um ano, mas a Secretaria de Saúde não descarta a possibilidade de renovar caso a reforma não seja entregue a tempo.