QUARTA, 16/03/2022, 18:30

Começa a revitalização da praça Dom Pedro I, na avenida Tiradentes; Guarda Municipal intensifica patrulhamento na região para evitar que espaço volte a ser ocupado por moradores de rua

Antes do início dos trabalhos, a prefeitura realizou uma força-tarefa para encaminhar a abrigos e clínicas de reabilitação as pessoas que tinham se acostumado a morar na praça.

As obras de revitalização da praça Dom Pedro I, na avenida Tiradentes, na zona oeste de Londrina, tiveram início nesta quarta-feira (16). Os operários utilizaram maquinários para realizar uma limpeza geral no espaço, que vai passar por uma completa transformação. A empresa responsável tem quatro meses para executar os trabalhos a um custo de R$ 800 mil.

O projeto foi elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Obras e prevê uma série de melhorias, como jardinagem, com o plantio de árvores e flores, implantação de novos trechos de calçada, reconstrução da academia ao ar livre e espaço para food trucks, além de luminárias e novos mobiliários urbanos. Também haverá a adequação das espécies já plantadas na área de lazer.

Em entrevista à CBN, o secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, lembrou que, antes do início dos trabalhos, a prefeitura realizou uma força-tarefa para atender o grupo de moradores de rua que tinha se acostumado a morar na praça. Em um trabalho conjunto, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social fizeram o encaminhamento das pessoas a abrigos e clínicas de reabilitação. Dependentes químicos, diversos dos andarilhos também foram atendidos pelo programa Consultório de Rua.

Apesar disso, Canhada reconhece que uma parte deles insistiu em continuar frequentando a praça, que também é, segundo o secretário, ponto de encontro de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Para evitar que o espaço volte a ser ocupado e, principalmente, trazer segurança aos operários responsáveis pela revitalização, a Guarda Municipal reforçou as escalas de patrulhamento na região. De acordo com Canhada, as equipes estão de prontidão para impedir que os trabalhos previstos sejam atrapalhados e sofram atraso.

Por Guilherme Batista

Comentários