SEGUNDA, 20/04/2020, 06:50

Comércio de cidades da região também reabre nesta segunda-feira com restrições

Os prefeitos afirmam que a permissão de retorno das atividades está atrelada a uma série de cuidados para evitar o contágio da Covid 19.

O comércio de Londrina reabre nesta segunda-feira, segundo decreto municipal. E o prefeito de Cambé José do Carmo também adotou a mesma medida e decretou a reabertura das lojas depois de um longo período de portas fechadas na tentativa de diminuir o contágio do coronavirus. Ele também afirma que, apesar da liberação, os estabelecimentos passam a ser obrigados a tomar todas as medidas de higiene e cuidados. Locais que geram aglomerações continuam sem permissão de funcionar.

Bares, restaurantes e lojas de conveniência vão atender de segunda a sexta até às 21h com controle sanitário rigoroso. Os restaurantes não podem funcionar no sistema self service e aos finais de semana só delibery. O decreto determina normas mais rigorosas para supermercados e farmácias, que são consideradas atividades essenciais.

Em Rolândia, a reabertura do comércio foi autorizada pelo prefeito Luis Francisconi Neto em concordância com o Ministério Público (MP) que, na semana passada havia barrado a primeira decisão do chefe do executivo. Ele também destaca que o retorno das atividades comerciais está atrelado a uma série de restrições. Por conta da falta de exames – só foram coletados até agora 17 testes – a cidade analisa o contagio por meio dos atendimentos de suspeitas, que caíram de 75 para 25 pacientes por dia. Mas, o prefeito alerta que, se os números começarem a aumentar, o comércio vai ser fechado novamente.

Os hotéis e as pousadas só podem funcionar com 50% da ocupação, assim como restaurantes à la carte. Pizzarias, lanchonetes e sorveterias, apenas com retirada no local ou delivery. Ainda segundo decreto municipal, em Rolândia, as lojas de vestuário só podem abrir às segundas e quintas. Eletrodomésticos às terças e sextas. E as demais atividades que não foram listadas no documento devem ficar fechadas as quartas e sábados.

Em Ibiporã, o comércio também volta a funcionar com restrições. A prefeitura vai distribuir máscaras para quem não pode comprar, já que o decreto municipal determina que todas as pessoas que entrarem nas lojas estejam protegidas. Segundo a assessoria da prefeitura, a ideia é seguir o fluxo de Londrina, principalmente com relação ao horário de funcionamento dos estabelecimentos.

Academias e shoppings continuam fechados em todas as cidades em cumprimento a um decreto estadual.

Por Claudia Lima

Comentários