QUINTA, 02/07/2020, 09:59

Comércio e shoppings podem funcionar até esta sexta-feira

Caso o governador não aceite os argumentos do prefeito Marcelo Belinati, a quarentena das atividades produtivas em Londrina começa na segunda-feira. ACIL repudia decreto estadual.

O prefeito Marcelo Belinati decidiu recorrer administrativamente à medida determinada pelo governo estadual, que é de fechamento das atividades não essenciais nos municípios da 17ª Regional de Saúde de Londrina. Para dar tempo dos comerciantes se organizarem, ele fez um novo decreto que autoriza o funcionamento, até este sábado, do comércio, shoppings, galerias, salões de beleza e outros estabelecimentos previstos nos decretos assinados em maio e prorrogados por mais duas vezes.  No caso das feiras livres a autorização vale até domingo. Caso o governador não mude de ideia e tire Londrina da lista de restrições mais rígidas, o fechamento começa a valer na segunda-feira e segue para os próximos 14 dias.

 

E ainda nesta quarta-feira, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) enviou um oficio ao Secretario de Estado da Saúde, Beto Preto. No documento, o presidente da entidade, Fernando Moraes diz: “a ACIL vem, por meio deste ofício, solicitar esclarecimentos sobre o fechamento das atividades produtivas nesta região por parte do Governo do Paraná.

 

Anunciado no final da tarde do dia 30 de junho, para entrar em vigor na manhã do dia 1º de julho, o fechamento veio de surpresa, sem dar tempo para que os empresários pudessem tomar providências e minimizar os prejuízos. Muitas empresas que trabalham com produtos perecíveis no estoque, por exemplo, foram pegas no contrapé.

Precisamos, portanto, de dados técnicos que indiquem a aplicação deste decreto em Londrina, uma vez que a cidade possui uma taxa de ocupação de leitos em torno de 48%, distante da superlotação, e um índice de contaminação (2.290,55 por milhão de habitantes) bem abaixo da média nacional (6.407,49 por milhão de habitantes). Nosso pior índice é o da mortalidade, mas com uma taxa que reflete a grande quantidade de testes realizados diariamente. Em nenhum desses óbitos, que infelizmente ocorreram, a vítima deixou de receber o atendimento necessário. Com esta solicitação, visamos compreender melhor os motivos para o fechamento em nossa região”.

 

De qualquer forma, o comércio, por força de Decreto Municipal só pode funcionar de segunda a sexta, das 10h às 16h e os shoppings, das 11h às 19h. Sábado e domingo não podem abrir.

Por Claudia Lima

Comentários