SEGUNDA, 12/10/2026, 09:21

Confira o que abre e fecha nesta segunda-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida

Comércio de rua está fechado e lojas dos shoppings funcionam no horário de domingo

O feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em todo o país nesta segunda-feira (12), afetou o horário de funcionamento de diversos serviços públicos e privados em Londrina. Na área da saúde, as unidades básicas (UBS) ficam fechadas nesta segunda, retornando às atividades normalmente na terça (13). Casos de urgência seguem sendo atendidos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Sabará e Mater Dei, pelo Pronto Atendimento Infantil (PAI) e pelo Samu, onde os serviços funcionam normalmente. A Maternidade Municipal Lucila Ballalai e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III também mantêm os atendimentos.

Na educação, todas as unidades escolares da rede municipal ficarão fechadas no feriado e também na terça-feira, retornando na quarta (14). O recesso se dá por conta da antecipação do feriado do Dia dos Professores, que é celebrado no dia 15 de outubro, mas foi adiantado no calendário escolar. Na rede estadual, as escolas também voltam a funcionar somente na quarta.

A coleta do lixo comum funciona normalmente nesta segunda-feira, com a mesma escala. Já na coleta de recicláveis, terá alterações. As cooperativas Coopernorth, Cooperoeste, Cooper Região e Refum mantêm as coletas no feriado. Já a Coopermudança e a Ecorecin farão a coleta na terça-feira, enquanto a Coocepeve vai realizar o trabalho na sexta-feira (16).

No transporte coletivo urbano da cidade, o feriado tem circulação com os horários e escala de domingo, tendo a frota reduzida. No entanto, a linha 410 – Vila Nova recebeu um aumento no número de operações, para atender as viagens para o Santuário Nossa Senhora Aparecida.

O prédio da Prefeitura de Londrina, secretarias municipais e o setor administrativo da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) não tem expediente no feriado. Já a Guarda Municipal mantém normalmente o patrulhamento de áreas públicas, parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e outros espaços de lazer.

As agências bancárias de todo o país ficam fechadas nesta segunda. O atendimento será retomado normalmente na terça-feira (13), nas cidades onde não houver feriado estadual ou municipal. Em Londrina, os supermercados funcionam normalmente no feriado, segundo a Associação Paranaense de Supermercados (Apras). A abertura é facultativa e, em geral, as lojas funcionam em horário especial, das 8h às 18h, conforme a decisão de cada rede.

Os parques também estão abertos. O Parque Arthur Thomas funcionará das 8h às 17h, enquanto o Jardim Botânico pode ser visitado das 8h às 18h. A programação cultural da cidade pode ser consultada nos canais da Secretaria Municipal de Cultura.

O Restaurante Popular não funciona no feriado. A unidade, localizada na Rua Professor João Cândido, 14, ao lado do Terminal Urbano Central, atende de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, ou até atingir o limite de 700 refeições por dia.

O comércio de rua funcionou em horário ampliado na sexta-feira (9) e no sábado (10). Nesta segunda, as lojas estão fechadas, com o atendimento retornando nessa terça-feira. Já os principais shoppings da cidade funcionam com o horário de domingo, tendo as praças de alimentação abertas das 11h às 22h, enquanto as lojas atendem das 14h às 20h.

Por Guilherme Batista

Comentários