QUINTA, 08/08/2019, 08:56

Confirmado primeiro caso de sarampo no Paraná 

Moradora de Campina Grande do Sul foi contagiada pela doença em São Paulo 

A Secretaria da Saúde do Estado do Paraná informou que os exames para comprovação do vírus de sarampo confirmaram nesta quarta-feira (07), a suspeita de que uma moradora da região metropolitana de Curitiba está com a doença. A paciente de 41 anos viajou em julho para São Paulo, cidade que está com mais de 900 casos confirmados da doença. 

Este é o primeiro caso de sarampo confirmado no Paraná em 20 anos. A mulher, que vive em Campina Grande do Sul, está em isolamento e as pessoas que tiveram contato com ela passaram por procedimentos de bloqueio vacinal seletivo. 

A vacina contra o sarampo faz parte do calendário nacional de vacinação. A primeira dose é aplicada aos 12 meses de vida e a segunda dose aos 15 meses na vacina tetra viral que inclui sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora. Quem tem até 29 anos deve receber duas doses para a imunização. Para a população entre 30 e 49 anos, o indicado é que recebam uma dose da vacina tríplice viral. Pessoas imunodeprimidas, acima 50 anos ou mulheres grávidas não devem tomar a vacina.

Por Pauta CBN

Comentários