SEGUNDA, 23/10/2017, 19:13

Consórcio de 10 municípios aqui da região norte vai escolher secretário regional de educação

Cargo inédito no país vai ter processo de seleção nacional aberto, para candidatos da iniciativa pública e privada.

Juntas as 10 cidades têm cerca de 80 mil habitantes e enfrentam desafios comuns. Um deles é a educação. Apesar de sete delas terem média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica acima da nacional, o prefeito de Prado Ferreira e presidente do Consórcio, Silvio Damaceno, diz que os municípios decidiram criar a Aliança Regional pela Educação. A ideia é melhorar a gestão e as metas da educação nos municípios que fazem parte do consórcio.E quem vai administrar esse projeto conjunto é o futuro Secretário Regional de Educação do CODINORP. Silvio Damaceno, explica que o processo de seleção é uma iniciativa de vanguarda e diz que a proposta nasceu justamente das dificuldades semelhantes dos 10 Municípios.

O prefeito explica que a figura do Secretário Regional de Educação surgiu de uma necessidade identificada pelo Consórcio. A elaboração e a implementação de soluções regionais e de baixo custo para resolver problemas comuns.

  • Segundo Silvio Damaceno, o Consórcio procura profissionais de perfil empreendedor, com vontade de participar de um projeto inovador e com características de conciliador, já que o cargo envolve a gestão educacional de 10 municípios.

De acordo com o presidente do Consórcio, o Ministério da Educação ficou entusiasmado com o projeto A seleção está sendo elaborada pela Vetor Brasil. A organização sem fins lucrativos também participou do processo de seleção da atual secretária de Educação de Londrina, Maria Tereza de Moraes, quando mais de 100 candidatos de todo país se inscreveram.

As informações de inscrições e resultados parciais são confidenciais. Só serão divulgados os nomes dos candidatos convidados para as etapas finais, a Sabatina, a Banca Avaliadora e a Entrevista Final.

O período de inscrições para o processo de Pré-Seleção começou no dia 10 de outubro e vai até 12 de novembro. ​​O salário do Secretário Regional de Educação, R$ 10 mil, será dividido pelos municípios em cotas iguais e o contrato segue as regras da CLT.​

Comentários