Contas de 2023 de ex-prefeito de Santo Antônio da Platina serão votadas na Câmara de Vereadores
Vereador Vermelho alerta para aplicação inferior a 25% em educação na gestão do ex-prefeito, o que pode levar à rejeição das contas
A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina se prepara para a votar as contas do ex-prefeito José da Silva Coelho Neto, o Zezão, referentes ao exercício de 2023. De acordo com o presidente da câmara, Vermelho, os vereadores foram informados pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) que a gestão de Zezão aplicou menos de 25% da receita proveniente de impostos e transferências em educação, percentual mínimo exigido pela Constituição.
Se a Câmara Municipal confirmar as ressalvas apontadas pelo Tribunal de Contas e reprovar as contas, Zezão ficará automaticamente inelegível até 2033, por oito anos. Essa punição é prevista na Lei da Ficha Limpa, aplicada em casos de irregularidades graves na administração pública.
O ex-prefeito disse que se sente tranquilo com a votação, que ficou por dois mandatos à frente da prefeitura, que sempre teve as contas aprovadas. Sobre a ressalva do Tribunal de Contas, Zezão explica que houve sim investimentos.
Agora, os vereadores terão até 30 dias para analisar e votar as contas de 2023.