Dengue: Londrina confirma 50 novos casos em uma semana e reforça combate ao mosquito
Prefeitura inicia uso de drones e aspiração de mosquitos para identificar focos; cidade ainda não registrou mortes pela doença este ano
A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina divulgou um novo boletim epidemiológico da dengue no município. Desde o início do ano, Londrina registrou 1.643 notificações da doença. Deste total, 77 casos foram confirmados, 1.223 descartados e outros 343 seguem em investigação. A taxa de positividade é de 4,47% e, até o momento, não há registro de mortes.
Em relação à chikungunya, o boletim aponta dois casos notificados, que ainda estão em análise.
Na comparação com a semana anterior, houve aumento de 50 casos confirmados de dengue. Mesmo assim, os números indicam um cenário mais favorável em relação ao ano passado. No mesmo período de 2025, Londrina tinha 2.713 casos notificados e 331 confirmados, o que representa uma redução de cerca de 39% nas notificações neste ano.
Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Nino Ribas, os dados reforçam a importância de manter ativas as ações de prevenção e controle em toda a cidade.
Entre as medidas intensificadas estão as visitas domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito, bloqueios em áreas com casos confirmados, ações educativas porta a porta, monitoramento de pontos estratégicos, manejo ambiental e articulação para a retirada correta de resíduos, além do acompanhamento constante das regiões com maior incidência.
Para reforçar o enfrentamento à dengue, a prefeitura de Londrina lançou, nesta semana, o Plano de Ação Contra a Dengue 2026. O plano já está em vigor e inclui o uso de drones para mapear focos de difícil acesso e a aspiração de mosquitos para monitoramento e análise do vírus circulante, auxiliando nas decisões técnicas de controle do vetor.