QUINTA, 12/02/2026, 15:52

PM lança Operação Pré-Carnaval 2026 para reforçar segurança em Londrina

Com foco nos quatro dias de festa no Zerão, 5º Batalhão integra forças de segurança e orienta foliões sobre transporte público e consumo consciente

Na tarde desta quinta-feira (12), o 5º Batalhão da Polícia Militar lançou a Operação Pré-Carnaval 2026. A ação vai reforçar o policiamento ostensivo em toda a região, com medidas preventivas e repressivas para coibir crimes e garantir mais segurança à população durante o período de folia.

De acordo com o comandante do batalhão, coronel Ricardo Eguedis, o Carnaval é sempre um momento que exige atenção redobrada das forças de segurança, principalmente porque Londrina terá quatro dias de festa no Zerão. Ele destacou que o trabalho será integrado, envolvendo Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Penal.

A operação prevê mudanças nos horários operacionais e aumento do efetivo em pontos estratégicos, especialmente nos locais de eventos. Segundo o coronel, no início do mês, com maior circulação de pessoas e dinheiro, cresce também o risco de ocorrências, o que reforça a necessidade de prevenção.

A PM também orienta os foliões a utilizarem o transporte público ou serviços por aplicativo. Uma linha especial de ônibus vai sair do Terminal com destino ao Zerão, justamente para evitar que pessoas consumam bebida alcoólica e depois dirijam. A recomendação é clara: moderação no consumo de álcool, nada de drogas e evitar qualquer tipo de confusão.

O policiamento será intensificado durante todos os dias de festa, com equipes destacadas especificamente para a região do evento, além do reforço em toda a área do 5º Batalhão.

A Polícia Militar lembra ainda que atitudes de risco e comportamentos que desrespeitam o próximo também serão fiscalizados. E, em qualquer situação de emergência, a população pode acionar o 190 da PM ou o 153 da Guarda Municipal.

Segundo o comando, Londrina está entre as cidades mais seguras do Sul do país e a meta é manter esse índice, com o apoio e a participação da sociedade.

 

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários