Dois novos radares entram em operação na zona sul de Londrina a partir desta quinta-feira (12)
Equipamentos serão ativados nas avenidas Harry Prochet e Octávio Genta e fazem parte de remanejamento realizado pela CMTU
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) começa a partir da meia-noite dessa quinta-feira (12), a operação de dois novos radares de velocidade na zona sul de Londrina. Os equipamentos foram instalados nas avenidas Harry Prochet e Octávio Genta e integram um lote que está sendo realocado de outros pontos da cidade.
Na Avenida Octávio Genta, o radar foi implantado nas proximidades da rotatória com a Avenida Luiz Lerco. Já na Harry Prochet, o equipamento está posicionado próximo ao número 1.220, no sentido do Lago Igapó. A sinalização horizontal e vertical já foi concluída em ambos os trechos. Antes do início da fiscalização efetiva, os aparelhos permaneceram por mais de uma semana em funcionamento no modo educativo, sem aplicação de multas.
Segundo a CMTU, a instalação atende a estudos técnicos que apontaram a necessidade de monitoramento eletrônico nas duas vias. Os levantamentos identificaram excesso de velocidade praticado por parte dos condutores. No caso da Avenida Octávio Genta, por se tratar de uma via nova, o acompanhamento também tem o objetivo de avaliar o comportamento dos motoristas ao longo do tempo.
A ativação dos novos pontos de fiscalização faz parte de um processo de readequação da malha de radares do município. Após levantamento técnico realizado pela Diretoria de Trânsito, a CMTU promoveu, no ano passado, a desativação de 10 equipamentos que estavam instalados em diferentes regiões da cidade.