Saúde de Londrina oferta imunobiológico para proteger bebês com comorbidades contra a bronquiolite
A cidade recebeu 111 doses que estão disponíveis no Hospital Universitário (HU) e o Hospital Evangélico
A saúde de Londrina iniciou a oferta do medicamento nirsevimabe usado para a prevenção contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de infecções respiratórias graves em bebês e crianças pequenas.
A diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, explicou que as doses estão disponíveis no Hospital Universitário (HU) e o Hospital Evangélico de Londrina (HEL), atendendo pacientes com indicação para receber o medicamento
A campanha de prevenção é destinada a bebês prematuros, independente do peso, nascidos com até 36 semanas e seis dias, e que tenham até seis meses de idade. Para este primeiro grupo, o medicamento será ofertado durante o ano todo.
Neste mês, Londrina recebeu 111 doses, que foram distribuídas entre as maternidades, conforme critérios definidos pelos protocolos do Ministério da Saúde, no entanto, novas doses poderão ser solicitadas.
A diretora informou que a saúde vai realizar uma busca ativa de crianças que nasceram entre setembro de 2025 a janeiro de 2026, para que também recebam a medicação. As mães também podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para mais informações.
Crianças com comorbidades específicas, como cardiopatias congênitas, broncodisplasia pulmonar, imunossupressão, Síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares e anomalias congênitas das vias aéreas, também são contempladas pelo tratamento.
A saúde de Londrina ressalta a importância da medicação oferecida via SUS.
O vírus sincicial respiratório é um dos principais responsáveis por quadros de bronquiolite e pneumonia em bebês, sendo uma das maiores causas de internação infantil nos primeiros meses de vida.