QUINTA, 12/02/2026, 10:31

Secretaria de Saúde promove mutirão contra a dengue nas regiões oeste e leste

Ação começa nesta quinta-feira (12) e vai até sábado (14) nos jardins Maringá e Monte Belo, com o reforço de 80 agentes de combate às endemias

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, a partir desta quinta-feira (12) até sábado (14), um Mutirão de Limpeza e Controle da Dengue nos bairros Jardim Maringá (região oeste) e Jardim Monte Carlo (região leste). A mobilização ocorre diante do aumento de casos notificados e confirmados da doença nessas localidades e contará com a atuação de 80 agentes de combate às endemias.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental, Nino Ribas, apesar das constantes ações, os dois bairros ainda inspiram cuidados devido ao aumento no número de casos.

Nessa quarta-feira (11), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro óbito por dengue no Paraná em 2026. A morte foi de um homem de 89 anos, com comorbidade, residente da cidade de Leópolis. Para Nino, o óbito acende um alerta, mesmo que tenha ocorrido longe de Londrina.

A novidade dos mutirões fica por conta de agentes do Laboratório de Entomologia Geral e Médica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que vão atuar em campo com aspiradores. De acordo com o agente Felipe, o objetivo é capturar os mosquitos fêmeas para verificar se possuem o vírus da doença.

Felipe ainda explicou como é possível identificar o mosquito macho e o mosquito fêmea.

Durante o mutirão, serão feitas visitas domiciliares para identificação e eliminação de criadouros do Aedes aegypti, orientação aos moradores com entrega de sacos verdes para descarte de materiais inservíveis, aplicação de inseticida com equipamento UBV costal (conforme indicação técnica), aspiração de mosquitos em áreas com casos positivos e sobrevoo de drone para mapeamento de possíveis focos em locais de difícil acesso.

Por Paulo Andrade

Comentários