SEGUNDA, 24/12/2018, 08:04

Corpo de Bombeiros alerta para cuidados com fogos de artifício

A comemoração não é brincadeira e precisa ser feita com responsabilidade pra evitar acidentes graves

Fim de ano é sinônimo de festas e comemorações. Mas, é preciso cautela e cuidados com os fogos de artifício, muito usados nessa época. O tenente coronel Ezequias Natal, do Corpo de Bombeiros dá dicas de como se divertir com segurança. Seguir as orientações do fabricante é fundamental para evitar acidentes.

O primeiro passo está na hora da compra. Produtos clandestinos é um perigo! Quando usados de forma errada, os fogos de artifício causam acidentes graves como queimaduras e até mutilações. Por isso, o Corpo de Bombeiros alerta também que as crianças devem ficar longe dos artefatos, já que isso não é brincadeira.

O armazenamento também deve ser feito com segurança. A orientação, em caso de acidentes como queimaduras é lavar em água corrente ou em casos mais graves, ir direto para o hospital.

É importante lembrar que o uso de fogos de artifício com barulho está proibido em Londrina. O prefeito Marcelo Belinati sancionou esta lei municipal no início do mês. Um comerciante tentou derrubar a legislação, mas o juiz não aceitou o pedido. A lei prevê multa de R$ 500 para quem for pego soltando fogos com barulho. A intenção é não prejudicar pessoas que tem problemas de saúde e os animais, que são sensíveis a esse tipo de som. Em caso de reincidência, o valor da multa dobra.

Por Claudia Lima

Comentários