SEXTA, 08/09/2023, 15:47

Crea-PR utiliza imagens de satélite para fiscalizar propriedades rurais no norte do Estado

Projeto piloto começou em seis cidades do norte do Paraná: Bela Vista do Paraiso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Londrina e Sertanópolis.

O Crea - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná adotou o uso de imagens de satélite como ferramenta para a fiscalização de culturas temporárias. A primeira fase do projeto piloto teve início na safra de verão 2022-23, em plantações de soja e milho, em seis municípios do Norte do Paraná: Bela Vista do Paraiso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Londrina e Sertanópolis.

A equipe de fiscalização focou em identificar produtores independentes, com propriedades de maior porte, que não contam com responsável técnico das lavouras. De acordo com o Defis - Departamento de Fiscalização do Crea-PR, na primeira fase foram gerados 36 relatórios de fiscalização de culturas sem profissional responsável. 31 foram regularizados. O auto de infração só é emitido quando não há regularização. De acordo com Tiago de Souza Godoi Junior, facilitador do Defis, a perspectiva é aprimorar a ferramenta durante a safra de inverno e utilizar em grande escala na próxima safra de verão 2023-24.

A eficácia do uso de imagens de satélite na fiscalização está sendo testada na segunda fase do projeto, com o uso da ferramenta nesta safra de inverno por todas as equipes de fiscalização do Crea-PR no estado. Godoi explica que graças aos resultados satisfatórios na primeira fase deve ampliar o uso de satélites para outras áreas de fiscalização e atuação do Crea.

Por Juliana Takaoka

Comentários