TERCA, 01/12/2020, 18:36

Crea realiza fiscalização de decoração natalina em Londrina

As árvores instaladas em diferentes regiões de Londrina foram contratadas via licitação pela Prefeitura e estão dividas em dois lotes: um referente à decoração instalada no Lago Igapó e outro lote que engloba as instalações em diferentes regiões da cidade. Ao todo, são noves árvores.

De acordo com o fiscal do Crea, Alexandre Barroso, a fiscalização tem o objetivo de verificar possíveis irregularidades no exercício da profissão e envolvimento dos profissionais nos serviços prestados. Segundo Barroso, a empresa contratada está habilitada para cumprir com os serviços, pois está cadastrada junto ao Conselho.

A empresa contratada para o serviço disponibilizou dois profissionais capacitados para a realização da obra: um engenheiro elétrico e um engenheiro civil. Mas, durante a fiscalização, foi averiguado que o responsável pelas estruturas metálicas e suporte não apresentou a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que estabelece os responsáveis técnicos pela realização de uma obra ou serviço. O fiscal explica que um ofício orientativo já foi emitido para que a empresa tome as devidas providências de regularização. Caso a anotação não seja apresentada dentro do prazo, a empresa pode ser penalizada.

Barroso também destaca que o Crea não emite laudo das obras, mas que a atuação do conselho é muito importante para garantir a segurança da obra.

Por Victor Assis

Comentários