Curso de pilotagem defensiva para motociclistas ainda tem vagas
Treinamento promovido pela CMTU será realizado neste domingo, no Tiro de Guerra, e faz parte da programação do Maio Amarelo.
Para aprimorar as técnicas de segurança e preparar os motociclistas para situações inesperadas no trânsito, a CMTU está promovendo um curso de pilotagem defensiva. Para quem tem interesse, o treinamento vai ser neste domingo e ainda há vagas disponíveis. O curso faz parte da programação do Maio Amarelo na cidade e vai ser realizado das 8h às 12h, no Tiro de Guerra de Londrina.
Lançado há pouco mais de dois anos, em abril de 2021, o treinamento já capacitou mais de 150 motociclistas. Também podem participar do curso os profissionais da área, vinculados a aplicativos ou empresas de transporte.
Só para se ter uma ideia do tamanho do problema, segundo a CMTU, das 16 pessoas que morreram nas ruas e avenidas de Londrina entre janeiro e março, 6 eram motociclistas.
O agente de trânsito e gerente de Comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, diz que restam poucas vagas e que a inscrição, que é gratuita, pode ser feita no site da CMTU, mas a pessoa precisa estar com a Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” válida, além de ter a moto e o capacete.
O gerente conta que, apesar das poucas vagas que restam, todas as inscrições serão aceitas, já que em julho está programada mais uma edição do curso.
O curso é dividido em dois módulos, teórico e prático. A primeira metade é dedicada às dicas de segurança, com informações sobre direção defensiva, equipamentos de proteção e noções de equilíbrio, reflexo, frenagem, prevenção de pontos cegos, entre outros pontos.
A segunda parte é prática, com o aluno mostrando, em um circuito formado por curvas, retas e obstáculos que fazem parte do dia a dia do trânsito, o que aprendeu durante a capacitação.