TERCA, 03/09/2019, 14:44

De olho no mercado externo, Arapongas sedia Congresso Nacional Moveleiro

Empresários e representantes do setor vão passar esta semana discutindo ideias e inovações para o crescimento do mercado. Evento também conta com uma mostra para a oferta de produtos diretamente ao consumidor final.

A cidade de Arapongas, no Norte do Paraná, se firma, a cada ano que passa, como a capital brasileira do setor moveleiro. O título reflete não só a importância das indústrias do município, mas também a representatividade das entidades e associações que nasceram na região para o desenvolvimento desse segmento em todo o país. Discussão e troca de experiências que só são possíveis graças a eventos como a 10ª edição do Congresso Nacional Moveleiro. O evento teve início em Arapongas nesta terça-feira e deve seguir com uma série de atividades até o final da semana.

Com o tema voltado para a era da transformação digital, o congresso vai reunir palestras de nomes importantes, que podem ajudar o setor moveleiro a continuar crescendo. Quem explica é o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, Irineu Munhoz.

O evento também tem o objetivo de mostrar ao empresário que o desenvolvimento do setor passa diretamente pelo firmamento de parcerias com o mercado internacional. De acordo com dados divulgados pela Abimóvel, a exportação de móveis para os Estados Unidos cresceu mais de 20% no último ano, graças, justamente, segundo a associação, à mudança de comportamento dos empresários do setor. O próximo passo, de acordo com a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Servieri, é atrair a atenção do mercado europeu. Mas, tudo depende, conforme ela, de um acordo ainda ser fechado entre Mercosul e União Europeia, e, também, da continuidade da evolução do mercado brasileiro.

Concomitantemente ao congresso, Arapongas realiza a segunda edição da chamada Mostramóveis, com o objetivo de ofertar os produtos da indústria moveleira diretamente para o consumidor final. São 65 estandes montados no pavilhão da Expoara, na entrada da cidade, sendo 55 de expositores da indústria moveleira e dez patrocinadores da cadeia produtiva do setor.

Para a diretora-presidente da Expoara, Rosana Belo, os dois eventos realizados ao mesmo tempo servem para reforçar ainda mais o potencial de Arapongas como um dos principais polos do setor de todo o país.

As atividades tanto do Congresso Brasileiro Moveleiro como da Mostramóveis vão até quinta-feira em Arapongas.

Por Guilherme Batista

Comentários