SEXTA, 13/02/2026, 10:55

Depois de agenda em Brasília, Tiago Amaral se mostra otimista em relação ao Viaduto do Grêmio

Projeto estimado em R$ 58 milhões aguarda acordo técnico para permitir execução. Município e governo estadual já discutem modelo de contratação

Após reuniões em Brasília, Tiago Amaral, prefeito de Londrina, anunciou avanços no processo para viabilizar a construção do Viaduto do Grêmio, obra considerada estratégica para a mobilidade urbana e estimada em R$ 58 milhões. O projeto depende agora da formalização de um acordo de cooperação técnica que permitirá ao município ou ao governo estadual dar início ao processo de licitação.

A intervenção será construída na BR-369, próxima a rua Angelina Ricci Vezozzo e envolve uma rodovia federal, o que exigiu articulação institucional para garantir a viabilidade do projeto. A proposta, conforme explicou o prefeito, precisou passar por aprovação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), etapa concluída no final do ano passado.

De acordo com o prefeito, devido a falta de recursos federais para execução da obra, o município buscou alternativas junto ao governo estadual. O financiamento foi viabilizado após sinalização positiva do governador Ratinho Júnior, enquanto o município concentrou esforços na aprovação técnica do projeto e na tramitação burocrática necessária para sua execução.

Outro ponto em discussão é a definição sobre qual ente ficará responsável pela execução do projeto. A decisão será baseada na capacidade operacional e na agilidade do processo licitatório, já que o governo estadual possui experiência na contratação de obras de infraestrutura desse porte.

A expectativa da Prefeitura é de que a autorização seja formalizada ainda neste mês. Com isso, será possível firmar convênio com o Governo do Estado e iniciar os procedimentos administrativos para contratação da obra, considerada uma demanda histórica da cidade.

Por Paulo Andrade

Comentários