Secretaria de Educação faz a instalação de catracas com controle de acesso e reconhecimento facial em escola municipal
Modelo vai passar por teste de um ano e, caso aprovado, outras unidades devem ser contempladas
A Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, na zona leste de Londrina, foi escolhida para testar um modelo experimental de modernização da rede municipal. A proposta da Secretaria Municipal de Educação é melhorar a gestão, ampliar a segurança, otimizar recursos públicos e modernizar o processo de ensino.
De acordo com Thatiane Araújo, secretária de Educação, entre as medidas implantadas estão o controle de acesso com reconhecimento facial, o monitoramento em tempo real da merenda escolar e o uso de inteligência artificial com robô interativo em atividades educacionais e administrativas.
Todo o serviço de tecnologia e inovação é prestado pela empresa Xyron Robótica, em parceria com o CODEL (Instituto de Desenvolvimento de Londrina).
Em relação ao registro de dados das crianças, a secretária informou que os pais dos alunos receberam um comunicado e autorizaram a captação de imagens.
Thatiane ainda ressaltou que o programa estará integrado com outras secretarias da cidade, como o sistema de segurança da Guarda Municipal.
Esse novo sistema ficará na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico em fase de teste por um ano e, caso seja aprovado pela Prefeitura, deverá ser integrado às outras 120 unidades de ensino do município.