QUARTA, 08/04/2020, 09:22

Deputado londrinense quer usar “sobra” do setor de laticínios para incrementar a produção de leite em pó no estado

Na avaliação dele, mudança de perfil pode ajudar a “salvar” produtores, que, atualmente, estão perdendo cerca de 500 mil litros de leite por dia por conta da falta de escoamento.

Com prazo de validade de até um ano, leite em pó seria usado nos kits de merenda escolar e repassado para hospitais e famílias carentes.

O deputado estadual Tercílio Turini enviou requerimento à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento esta semana sugerindo que a pasta dê suporte para a ampliação da produção de leite em pó no estado. Na avaliação dele, é possível usar a “sobra” dos produtores, cerca de 500 mil litros de leite por dia neste período de pandemia de coronavírus, para incrementar a produção do insumo, que tem prazo de validade por um ano e pode ser usado na composição dos kits da merenda escolar que estão sendo repassados aos alunos, e também para suprir a necessidade de hospitais e famílias carentes.

 

De acordo com o deputado, ao mesmo tempo em que pode ajudar os mais necessitados, o projeto vai conseguir aliviar o prejuízo dos pecuaristas de leite, que não estão conseguindo escoar toda a sua produção porque os laticínios - especialmente os menores - reduziram a capacidade e deixaram de receber boa parte das cargas.

 

O problema afeta principalmente pequenos pecuaristas e participantes do Programa de Agricultura Familiar. Em nota, a Secretaria Estadual de Agricultura informou que já recebeu o requerimento, e que deve enviar uma resposta à Assembleia Legislativa na próxima semana.

 

REPÓRTER GUILHERME BATISTA

Por Guilherme Batista

Comentários